terça-feira, 26 de abril de 2011

Ancilostomiase

A ancilostomose é particularmente perigosa para as grávidas, pois pode afetar o desenvolvimento do feto, e para as crianças, retardando (por vezes de modo irreversível) seu desenvolvimento mental e físico.
                                 

Necator americanus:

É um dos nematódeos causadores da ancilostomose. Seu tamanho adulto varia de 0,8 a 1,3 cm. O Necator americanus apresenta lâminas na cápsula bucal e o macho possui bolsa copuladora na região posterior. Quando eliminados nas fezes, são avermelhados por causa da hematofagia e histiofagia que fazem no trato gastrointestinal do hospedeiro.
os ovos
são liberados no ambiente e tornam-se larvados. A larva rabditóide leva por volta de uma semana para tornar-se filarióide. A infecção mais comum é por penetração da larva pela pele humana, mas pode ocorrer penetração por mucosas (boca). A infecção ocorre preferencialmente em locais baixos, alagáveis e férteis. A larva atinge a circulação linfática ou vasos sangüíneos, passando pelos pulmões e retornando até a faringe para a deglutição. O local preferencial de instalação no intestino é no final do duodeno, mas ocasionalmente pode atingir o íleo ou ceco (em infecções maciças) onde torna-se adulto. O período pré-patente varia de cinco a sete semanas.

Ancylostoma duodenale

É um dos nematódeos causadores da ancilostomose no homem. Seu tamanho varia de 0,8 a 1,3 cm. Quando eliminados nas fezes são avermelhados por causa da hematofagia e histiofagia que fazem no trato gastrintestinal dos hospedeiros. O Ancylostoma duodenale tem bolsa copuladora e cápsula bucal com dois pares de dentes.
os ovos
 Os ovos são liberados no ambiente e tornam-se larvados. A larva rabditóide leva por volta de uma semana para tornar-se filarióide . Essa penetra a pele do homem e o contamina. A infecção ocorre preferencialmente em locais baixos, alagáveis e férteis. A larva atinge a circulação linfática ou vasos sangüíneos, passando pelos pulmões e retornando até a faringe para a deglutição (Ciclo de Looss).
O local preferencial de instalação no intestino é no final do duodeno, mas ocasionalmente pode atingir o íleo ou ceco (em infecções maciças), onde torna-se o verme adulto. O período pré-patente varia de cinco a sete semanas.

Sintomas

No local da penetração das larvas filarióides, ocorre uma reação inflamatória (pruriginosa). No decurso, pode ser observada tosse ou até pneumonia (passagem das larvas pelos pulmões). Em seguida, surgem perturbações intestinais que se manifestam por cólicas, náuseas e hemorragias decorrentes da ação espoliadora dos dentes ou placas cortantes existentes na boca destes vermes. Estas hemorragias podem durar muito tempo, levando o indivíduo a uma anemia intensa, o que agrava mais o quadro.

Prevenção e Tratamento

As principais medidas de prevenção consistem na construção de instalações sanitárias adequadas, evitando assim que os ovos dos vermes contaminem o solo; uso de calçados, impedindo a penetração das larvas pelos pés. Além do tratamento dos portadores, é necessária uma ampla campanha de educação sanitária. Caso contrário, o homem correrá sempre o risco de adquirir novamente a verminose.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da ancilostomose pode ser analisado sob o ponto de vista coletivo ou individual. Em ambos os casos o diagnóstico de certeza será alcançado pelo exame parasitológico de fezes.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Trichuria Trichura

Ele tem a forma de um chicote e quando adulto seu comprimento varia de três a cinco centímetros. Estima-se que 902 milhões de pessoas no mundo estejam infectadas por T.trichiura.

Trichuris trichiura vive no intestino grosso do homem. Os ovos são ingeridos juntamente com os alimentos sólidos e líquidos, liberando as larvas no intestino delgado.
Essas larvas migrarão para o intestino grosso, onde penetrarão nas células epiteliais formando túneis sinuosos na superfície da mucosa. Durante esse período, elas tornam-se vermes adultos capazes de produzir novos ovos.
Existem indivíduos assintomáticos na tricuríase e estes podem atuar como fontes de contaminação ao manusear alimentos, por exemplo.
Os indivíduos sintomáticos sofrem com dores abdominais, disenteria, anemia, má nutrição e retardo no desenvolvimento.
Apresentam também sangramento e fezes com presença de muco e sangue.

HÁBITAT

Vermes adultos vivem no intestino grosso
Poucos vermes (ceco e colo ascendente)
Muitos vermes (colo descendente, reto e até no íleo)
Longevidade: mais de 5 anos.

TRANSMISSÃO

Ingestão de ovos maduros

           

CICLO EVOLUTIVO

Tipo monoxênico

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL

Detecção de ovos na matéria fecal a Exame de fezes.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

A prevenção depende do uso de instalações sanitárias, da manutenção de uma boa higiene pessoal e evitando-se o consumo de vegetais crus que não tenham sido lavados. As infecções leves não necessitam ser tratadas.
Quando o tratamento é necessário, o medicamento de escolha é o mebendazol. No entanto, ele não pode ser administrado a mulheres grávidas devido aos seus efeitos potencialmente nocivos ao feto.

TRATAMENTO

Medendazol
Albendazol

PROFILAXIA
Educação sanitária
Construção de fossas sépticas
Lavar as maõs antes de tocar os alimentos
Tratamento das pessoas parasitadas
Proteção dos alimentos contra moscas e baratas.
Curiosidades!
Como saber se alguem da sua família tem Tricuríase?
Sérias diarréias, cólicas, anemia severa, fezes com sangue, febre alta irregular, inchaço acima do olho e complicações gastro-intestinais. Contaminação : Como se pega tricuríase?
Ingestão de água e vegetais contaminados, assim como verduras e frutas Prevenção : Como não pegar a tricuríase?
       Ferver a água
       Lavar cuidadosamente os alimentos (verduras e frutas)          
       Lavar as mãos antes da manipulação de alimentos               
       Limpar e cortar as unhas devidamente

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ascaris Lumbricoides

Ascaris lumbricoides ou lombriga, como é conhecida popularmente, é um verme de 15 a 20 centímetros de comprimento, parasita do intestino humano.


Apresenta dimorfismo sexual (macho diferente das fêmeas), sendo que o macho é menor e possui a extremidade posterior do corpo em forma de gancho. 

                       

Habitat
Intestino delgado, principalmente jejuno e íleo.Machos e fêmeas vivem juntos. Podem ficar presos à mucosa, devido aos fortes lábios, ou migrarem pela luz intestinal.

Transmissão

Esse verme pode ser pego de várias maneiras como por exemplo, em instalações sanitárias inadequadas. As fezes são liberadas podendo contaminar a água, o solo e conseqüentemente a vegetação. Assim, ao se comer o vegetal contaminado, os ovos podem chegar ao tubo digestivo. Em cada ovo desenvolve-se uma larva que perfura a parede do intestino, atingindo os vasos sangüíneos.

Sintomas

As larvas da lombriga podem trazer graves problemas respiratórios, coceira no nariz e na garganta. Já o verme quando adulto causa outras doenças como vômitos, cólicas e convulsões.Mas, quando o número de vermes é grande, leva à obstrução intestinal, podendo causar a morte. Nas crianças, às vezes, também aparecem outros sintomas como a asfixia, pois se acumulam na laringe e na faringe, durante o excesso de vômitos.

Tratamento

Aspiração gástrica, óleo mineral para tentar desmanchar o bolo de Ascaris, cirurgia, sais de piperazina (Pyn-pan), Mebendazol, Albendazol,...

Diagnóstico

CLÍNICO: Difícil. Dores abdominais, abdome abaulado, cólica, vômitos,...
LABORATORIAL: Pesquisa de ovos nas fezes, por método da sedimentação espontânea ou por centrifugação

Trichomonas Vaginalis

O agente é causador desta doença é o Trichomonas vaginalis, que pode ser transmitido através de relações sexuais ou por ambientes contaminados como banheiros e piscinas.
Mulheres=>os sintomas desta parasitose ocorrem cinco a sete dias depois do contágio, causando coceira intensa no órgão genital feminino, corrimento amarelado de odor desagradável e ardor ao urinar. O processo inflamatório intenso na genitália e no colo do útero pode facilitar a penetração do HIV no organismo.
Homens=>geralmente, os sintomas podem ficar ocultos durante semanas ou aparecer na forma de pequena irritação no órgão genital masculino e ardor ao urinar.

Como se transmite a tricomoníase?

A tricomoníase é transmitida durante sexo vaginal; eventualmente por contato indireta ( banhos ). Não parece ser possível a transmissão através de sexo oral ou retal. Não existem testes adequados para identificar a tricomoníase na garganta ou no recto. Não existem também teste eficazes para identificar a tricomoníase no homem.
Na mulher, esta doença se localiza no órgão genital ou em partes internas-saude do corpo; no homem, só nas partes internas-saude.
Tricomoníase - Imagem Ilustrativa

Características Clinica
Sinais e Sintomas:

=>corrimento abundante, amarelado ou amarelo esverdeado, bolhoso, com mau-cheiro;
=>prurido e/ou irritação vulvar;
=>dor pélvica (ocasionalmente);
=>sintomas urinários (disúria, polaciúria); e
hiperemia da mucosa, com placas avermelhadas (colpite difusa e/ou focal, com aspecto de framboesa; teste de Schiller "onçóide"). 


Diagnóstico

Mulheres, o diagnóstico geralmente estabelece-se em poucos minutos, examinando uma amostra da secreção vaginal ao microscópio. Também se efectuam habitualmente análises para outras doenças de transmissão sexual.
Homens, as secreções provenientes da extremidade do pénis devem ser colhidas de manhã, antes de urinar. Estas examinam-se ao microscópio e envia-se uma sua amostra ao laboratório para cultura. Uma cultura da urina também pode ser útil, porque é mais provável que se detectem Trichomonas que não se encontraram no exame ao microscópio.



Tratamento

Uma única dose de metronidazol cura até 95 % das mulheres infectadas, desde que os seus parceiros sexuais recebam tratamento simultaneamente. Como não se sabe com certeza se uma única dose é eficaz nos homens, costuma-se tratá-los durante 7 dias.
Se for tomado com álcool, o metronidazol pode causar náuseas e vermelhidão da pele, assim como uma diminuição no número de glóbulos brancos e, nas mulheres, uma maior susceptibilidade às infecções vaginais por leveduras (candidíase genital). Provavelmente será melhor evitar o metronidazol durante a gravidez, pelo menos durante os 3 primeiros meses. As pessoas infectadas que mantêm relações sexuais antes de a infecção estar curada, provavelmente contagiam os seus parceiros.